quarta-feira, 1 de maio de 2019

Mais uma




A última quimioterapia chegou e com ela todas as lembranças. Mas sabe de uma coisa: todas as coisas ruins que o câncer trouxe vão passar, mas as coisas boas que o câncer trouxe, essas sim - vão ficar.


Quando você se depara em sua vida com a proximidade da morte, (sim, teve um momento que pensei nisso)  tem a oportunidade de refletir sobre o que você fez da sua vida até ali. Muitas coisas passam pela sua cabeça. e as perguntas culminam seus pensamentos. Será que fiz tudo que desejei? Eu ri tanto o quanto gostaria? Me arrisquei o bastante? Fiz aquele curso de fotografia que tanto queria fazer? Sai de minha zona de conforto? Encontrei as pessoas que queria ter encontrado? Viajei? Amei? Mas vamos focar agora na quimioterapia e na recuperação. Primeira cirurgia correu tudo bem.  Repouso. Biópsia? Notícia do Carcinoma Seroso Papilífero de Ovário. Consulta com oncologista. Volta com a ginecologista, mais uma cirurgia. Nessa, algumas coisas saíram da ordem. Tive ilho paralitico, sonda no nariz, vazamento do líquido seroso da barriga. Quarenta dias quase sem se mexer, precisando de ajuda das outras pessoas para TUDO. Logo eu que gosto de ser tão independente mesmo cadeirante. Mas vamos lá, não foi a primeira vez! Consulta com o oncologista novamente e aquela pasta cheia de exames, ele te olha analisa os resultados, mais uma olhada para o computador, te olha novamente analisando quantas quimioterapias você vai ter que fazer. até que ele fala: serão de quatro a seis quimioterapias. Respirei fundo, mesmo assim, o medo e a insegurança tomaram conta de mim. Ahhhhhh!!!!!  Tuigue mais são só quatro! Claro que eu sei que tem muita gente que faz muiiito mais, no entanto esse número representa muitooooo.

Depois que você completa a quimioterapia, chega em casa e tomba na cama e só acorda no dia seguinte e nos primeiros três dias acontece umas coisas muito louca com seu corpo. 

Primeiro dia - Bom, você não sabe o que fizeram com o seu olfato e paladar. Te deram superpoderes e não te avisaram nada. Você sente cheiros a quilômetros de distância. Os enjoos que vem e vão. Você então começa a paranoia dos cuidados diários - você não pode se cortar, nada de sol, nada de sereno, escovação bucal perfeita, nada de gordura, café, açúcar e muita água para se hidratar. Ok, ok?

Segundo dia- Seu corpo começa a doer, costas, quadris e pernas, principalmente. O sono e o cansaço são constantes, mas pelas dores você consegue dormir pouco. E os remédios? Analgésico para isso, analgésico para aquilo, relaxante muscular e lá se vai mais um dia.

Terceiro dia- Você sente muita fraqueza mesmo, parece que um caminhão te empurrou e suas forças são reduzidas a nada. Fome? Bom, amigo leitor isso é uma coisa que não existe nesses primeiros dias, porém é importantíssimo se alimentar para poder adquirir forças, pois tem vezes que parece que você vai desmontar.

O apoio da família é fundamental nesse momento, mas sabe de uma coisa, você se sente sozinho nesses dias, é você com você mesmo. Você quer ter forças, quer estar bem, porém é algo maior que sua vontade, maior que suas próprias forças. Então pense comigo, pense positivo - é só uma fase, tudo isso vai passar.

Além disso tudo tem os cabelos. Você pensa: - não vai cair, mas minha amiga sinto muito lhe informar caí, na verdade todos os pelos do seu corpo irão cair, cílios, sobrancelhas, alguns que incomodam, outros que a gente sente falta, mas de todos os cabelos que mais sentimos um impacto. Tive muitos tipos de cabelos, mas ultimamente estava com cabelão, e sempre tinha um amarrador no pulso. Tinha dias que esquecia que estava careca e de vez em quando pegava o amarrador para amarrar o mesmo. Cadê o cabelo? (risos) 
Depois de todas essas aversões, e a última quimioterapia feita. Pronto, agora que você pensa que estava livre de todos médicos e tratamentos, porém existe o acompanhamento a cada 03 meses. Tudo bem que agora temos que conviver com consultas e exames, mas a vida segue mais leve, com menos preocupações.

CARA, você venceu uma doença que só de pronunciar o nome já assusta. Você encarou, caiu às vezes, lutou e venceu isso tudo. E o mais importante conseguiu tirar lições positivas.  Às vezes não damos valor nas pequenas coisas da vida, estar VIVO é uma delas, e eu agradeço todo dia por ter conseguido superar – de verdade. A gente está tão acostumado com os problemas do dia a dia que esquecemos de agradecer e valorizar os pequenos momentos, as pequenas coisas.  Não importa se o pneu da sua cadeira furou, que você esqueceu aquele compromisso, o eletrodoméstico que estragou. O trânsito infernal que você tem que enfrentar, o dinheiro que não entrou na sua conta no dia exato. Pare. Pense. Viva como se não houvesse amanhã.

A vida é mais que esses problemas corriqueiros, viver é lindo - e viva! Viva cada segundo, escreva o que quiser escrever, seja você inteiramente. Cante, grite, ria alto, dance, escute as suas músicas, fotografe. Se inspire. Nada é mais bonito que viver da melhor forma que você puder.

Beijo grande!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Volte sempre!