segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Dicas - Infecções Urinárias


Oi gente!!!!

Então, depois de alguns anos cadeirante tive que fazer cateterismo intermitente, ou então mais popularmente falando usar sonda de alívio para poder fazer xixi. E com o uso da sonda vem as infecções urinárias. No começo tive muita infecção e custei a entender como poderia me livrar delas.

O primeiro passo, só você fazer o cateterismo- quando menos gente manusear os materiais para fazer o CAT menos risco de contaminação.

Ter muita higiene, lavar bem as mãos, usar álcool em gel, lenço umedecido para limpar o local e assim vai. Em primeiro lugar cuidar para a ponta da sonda não encostar em nenhum local. Pois quaisquer bactérias ou vírus que entra dentro da gente, vai fazer uma bagunça lá dentro e consequência causar mais uma infecção para o nosso histórico. 

Quando estava em tratamento de quimioterapia tomei seis meses antibiótico nitrofurantoína para evitar a infecção urinária, meu oncologista que indicou por usar sonda, isso ajudaria a não ter infecção durante o tratamento, e foi o que aconteceu.  Depois que terminei as quimioterapias, tentei parar com o antibiótico, mas não tive sucesso, tive muitas infecções recorrentes. Pesquisando sobre o assunto, falando e trocando com os meus amigos cadeirantes encontrei algumas soluções que agora estou adicionando na minha rotina. 


 1- Chá de cavalinha- Uma ou duas vezes na semana. A cavalinha possui ação adstringente, anti-inflamatória, cicatrizante, diurética, antimicrobiano e antioxidante. por ser diurética, ajuda no aumento da produção de xixi, assim expulsando as bactérias indesejadas. Ele também auxilia no tratamento de problemas renais e urinários, como cistite e no caso a mais temida por todos os cadeirantes que fazem uso de cateter - infecções urinárias. 

2- 1 grama de cranberry- Eu compro o cranberry em capsulas, assim facilita no meu dia a dia. O cranberry é rico em proantocianidina, substância apontada por estudos como sendo de 15 a 25 vezes mais potente do que a vitamina E para inibir a aderência e evitar a translocação (saída do intestino para o trato urinário) de bactérias principalmente do tipo E.coli na mucosa da bexiga, combatendo infecções urinárias. A fruta ainda é composta pelas vitaminas C e E, ele também oferece substancias antioxidantes para o organismo. 

3 - 1 grama de Vitamina C- A vitamina C ajuda a inibir o crescimento de bacteriano. 

4- Outro fator que estou acrescentando na minha vida é a água. então, eu quase não tomo água, mas estou me esforçando para que isso se torne um hábito, assim a mesma limpa todo o trato urinário fazendo com que dificulte a proliferação de bactérias. 

5- Um fator bem importante é fazer o CAT em horários certos. eu faço de quatro a cinco CAT por dia, assim esvaziando bem a bexiga, assim fazendo que não acumule bactérias lá dentro. 

Cateter Uretral SpeediCath Compact
6- Descobri a maravilha da  SpeediCath Compact, uma sonda que é possível fazer o CAT no banheiro e o mais importante, o cateter é composto de poliuretano, livre de PVC. Seu revestimento hidrofílico exclusivo, e lubrificado garante a inserção e retirada segura. E mais, reduz o risco de infecções urinárias e melhora a qualidade de vida. 

Essas são as minhas dicas, sei como é difícil ter que fazer cateterismo todo dia e ainda viver com a assombração da infecção urinária. Fazer CAT tem seu lado bom, a gente tem mais independência e liberdade, assim podendo ter uma vida normal, só tomando alguns cuidados. 

Beijo grande!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Volte sempre!