domingo, 13 de setembro de 2015

Da série: Para gostar de ler.

O Apanhador no Campo de Centeio.

Oii Gente!

Hoje terminei  o livro O Apanhador no Campo de Centeio que é um romance do escritor americano J. D. Salinger. Publicado inicialmente em formato de revista, entre 1945-1946 nos Estados Unidos, foi posteriormente editado no formato de livro em 1951 tornando-se um dos romances mais lidos do país. Existe algumas curiosidades que rondam esse livro: 

- O assassino do Jonh Lennon estava lendo o "Apanhador no Campo de Centeio", minutos antes de cometer o crime e da obra teria tirado a inspiração para matar John. 
- Green Day e Gun's Roses gravaram músicas inspiradas no livro.
- O desenho South Park teve um episódio"A Historia de Scrootie Sodomita" baseado na obra. 
-  No filme "Teoria da Conspiração", Mel Gibson faz o papel de um motorista de táxi psicótico, que acha que todos estão contra ele, e possui uma compulsão em comprar diariamente o livro "O Apanhador no Campo de Centeio", e que em sua casa há milhares de exemplares dessa obra. 


Ai você vai me perguntar. O que esse livro tem? Qual seu enredo principal? Simplesmente não tem. O livro é todo narrado em primeira pessoa, como se o Holden Caulfild estivesse com 17 anos ainda hoje e estivesse narrando sua história.  Ficava me perguntando o que ia acontecer, pois a falta de história, e o vocabulário vasto de palavrões que o protagonista possuía era exorbitante. Nunca lutei tanto para terminar de ler um livro,  só que chegou uma parte que o livro me pegou e eu não consegui mais largar do mesmo até que terminei, com louvor. 

O Holden é  um típico adolescente, mimado, mau amado, individualista e que narra seus amores, desamores, ódio, sua visão do futuro e toda insegurança. Mas, o que me pegou foi o seu amor quase que venerado por sua irmã mais nova Phoebe de dez anos, acredite se quiser, mas o Holden também tem um coração. É bonito de se ler quando ele fala da sua irmã e demonstra todo seu amor por ela. Na verdade é  que um dia nós todos tivemos um pouco do Holden, quando adolescentes. Quem nunca teve insegurança, e medo do futuro? Quem nunca ficou em cima do muro? Porém, quando li a ultima frase do livro fiquei com um sentimento de esperança, com um sorriso nos lábios, acho que já esbarrei com ele por aí, em algum lugar. O fim é vago, parece que vai vir muitas e muitas páginas adiante. Valeu Holden, por me lembrar de como é difícil ser adolescente, (que um dia também fui) mesmo com toda a insegurança que o mundo nos oferece, um dia a gente cresce e tudo muda Todas as mudanças do  nosso ser e da nossa vida nos tornam mais fortes e quem sabe preparados para o futuro. 


"Pra dizer a verdade, eu estava a ponto de chorar de tão feliz que me sentia. É que ela estava tão bonita, do jeito que passava rodando e rodando, de casaco azul e tudo. Puxa, só  agente estando lá para ver."

 
 Beijos enormes!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Volte sempre!