sexta-feira, 9 de julho de 2010

Possibilidades e preconceitos...



Pra pessoa que nasce deficiente, ocorre uma traumatização na infância, porque crianças apresentam um preconceito mais acentuado que as demais.
Então a pessoa cresce com a idéia de inferioridade. No entanto, se a pessoa aprender a lidar com o preconceito, ela se torna um adulto psicologicamente saudável.  E os que nascem normais e ficam deficientes ao longo da vida, tomam um choque perceptivo terrível. 
Muitos buscam mecanismos de defesa a vida toda... Outros desenvolvem patologias, outros vão ficar infelizes e com complexo de inferioridade pra sempre.
Mas há uma pequena porcentagem que adquire a deficiência no meio da vida e ao longo do tempo aceita e aprende a lidar com as desvantagens e o preconceito, assim como os que já nasceram.

Isso fatalmente pode acontecer com qualquer pessoa, ninguém está livre, mais o melhor remédio é aprender lidar com as adversidades que a vida nos oferece...  E até alguns deficientes recorrem a religiões esperando que ela o salve  daquela situação.... Claro que sempre temos que ter esperança de melhorar, mais não fazer dessa esperança nossa vida... Temos que aceitar o modo que estamos, seja muletantes, cadeirantes, nos aceitar do jeito que somos, é a melhor maneira para conseguir ser feliz...
A pior coisa que um deficiente encontra na vida, é esse preconceito besta, que se enraíza cada vez mais, mas estamos aqui para tentar mudar isso... Sabem que isso não acontece só com os deficientes... O mundo é cheio de preconceitos, cabe a nós saber lidar com essas situações, e mostrar que podemos tantas coisas que às vezes não  mostramos...
Por isso que  falo, a vida é um mar de possibilidades, aproveite cada pedaço dela como se fosse  o seu doce preferido...
"Acho que a gente é que é feliz." (Renato Russo e Leila Pinheiro)
Bom fim de semana!!!!
Beijos Muletantes!!! =]

4 comentários:

  1. Linda com certeza derepente ficar cadeirante é muito loko,eu sofri acidente com 15 anos no auge da adolescencia e fiquei doidinha ,aliás até hoje é complicado pra mim,mas o que é bom é prosseguir na vida e continuar a caminhada e esperar o que a vida irá trazer de melhor porque a felicidade é para todos e todas...sem restrições...

    ResponderExcluir
  2. Imagine voce que eu era atleta, corria 8 km por dia, praticava musculação e dançava. Não fiquei traumatizada, aceitei calmamente porque foi gradativa a fraqueza dos membros inferiores. Sempre valorizei muito o intelecto - meus estudos, então isto era mais importante pra mim. Sou muito flexível!
    Não encontrei preconceito fora da minha casa, pelo menos, não coisa séria. Olhares e coisinhas assim.
    ... mas estou ótima e cheia de amigos. Duas filhas que são verdadeiras princesas. Estou bem nesse caminho!

    Uma beijoka e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Fer!!!
    Com certeza Ferr!!! É isso ai, continuar a vida, pois a felicidade existe e com certeza a gente vai encontrá-la... Bjos!!!

    Tani!!
    É Tani, isso acontece mesmo, já eu tive alguns preconceitos dentro da família, mais não pais e irmãos entende, eles deram a maior força, e o que sou hoje agradeço a eles... A minha deficiência é tbm parecida com a sua, mas ainda ando de muletas :) Bjocas!!!

    ResponderExcluir
  4. ...eu com muletas, ainda que fossem lindamente de cor rosa, com certeza quebraria o nariz diretamente no chão!
    Eu ando dentro de casa, apoiando-me em móveis ou paredes e barras.
    Já pedi add no Face!
    Beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Volte sempre!