sábado, 11 de dezembro de 2010

Leis e Igualdade!!!!

 Oiii gente!!!!!

Olha eu aqui novamente, é que hoje aconteceu um episódio comigo aqui na minha cidade, e eu já fui muito boazinha,  mais agora quero justiça para aqueles infratores das leis de nós os deficientes, já sofremos tanto nessa vida, temos que estar sempre sorridentes e  mostrando que  somos felizes na nossa condição. Então sabe como é, temos direitos e esses direitos quase nunca  são respeitados... Pra mudar o lugar onde vivemos, temos que agir, pois se não ficará do mesmo modo do século passado... Direitos e deveres existem para serem respeitados... Quero mudar esse mundinho onde as pessoas olham o próprio umbigo e não enxergam na sua frente as dificuldades do próximo... 

Abaixo vai a carta que escrevi e mandei para jornal da minha cidade e estou postando aqui no blog como um manifesto!!!!

Eu, Tuigue Venzon, 29 anos, cadeirante, fui barrada na entrada de um bazar beneficiente promovida pela APAE, em Tijucas. Estava acompanhada de minha irmã e fomos informadas, sem muita explicação, de que "nenhuma pessoa tem prioridade na fila do bazar, nem cadeirante, idoso, ou qualquer pessoa". O interessante - e absurdo - é que essa "informação" veio direto da presidência da APAE e, portanto, não configura mal-entendido.

Diante do ocorrido, fui à letra da Lei nº  10.048 de 08 de Novembro de 2000, cujo artigo primeiro dispõe: " As pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário."

Nesse caso, o questionamento parece ainda mais urgente, já que se tratava de um bazar da APAE, conhecida por tratar da diferença com respeito e pelo entendimento das dificuldades que muitos enfrentam. Não há, pois, como alegar desconhecimento - nem da legislação pertinente, nem das dificuldades dos ditos "especiais".

É um desejo de justiça, então, que move esse texto. Desejo de que não se permaneça apenas no politicamente correto, mas que efetivamente se obedeçam às normatizações e legislações, se não pelo bom senso e pelo respeito à alteridade, ao menos pela força dos instrumentos legais que regem o país e, portanto, a cidade de Tijucas.


Por Tuigue Venzon


Tuigue Venzon é moradora da cidade de Tijucas preocupada com os direitos, problemas e alegrias dos deficientes físicos...

7 comentários:

  1. Bom dia Tuigue

    É isso aí: boca no trombone. Deveria mandar também para a Polícia Federal, pois é de lá que elas ganham todos os objetos do bazar.
    Ninguém merece!!!!!!
    O que me deixa indignada é justamente alguém que convive com os "malacabados" que comete um absurdo desses.

    Tou contigo e não abro hehehhe

    Beijos da kekel

    http://kantinhodakekel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. É isso aí minha amiga,

    Além de ter feito o que você fez de escrever uma cartinha pro jornal eu ainda faria a maior algazarra na frente do bazar.

    Chamaria a imprensa para ,in loco, registrar a falta de respeito para conosco. Ainda não aconteceu nada igual ou parecido comigo mas se algum dia isso vir acontecer comigo, pode ter a certeza que vou colocar a ...

    BOCA NO TROMBONE

    Parabéns pela iniciativa, estou contigo e não abro...FECHOU.

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Tuigue!!!me assusta ess tal indiferença com que as pessoas olham para seus semelhantes,ainda mais sendo da APAE,ou como disse aquele video que vc postou,que o lugar no estacionamento do cadeirante fica com uma corrente e ele precisa descer para abrir passagem.A indiferença é algo que cresce a cada dia.Legal o que vc escreveu e colocou no jornal....é a única forma de escutarem.Bom fim de semana para vc

    ResponderExcluir
  4. É isso ai, tem que brigar pelos direitos mesmo e fazer o que Luiz Otávio falou: Chamar a imprensa!

    Não entendi essa da APAE, lamentável!

    ResponderExcluir
  5. Bem vinda ao clube! É somente assim que mudamos nossa realidade, quando sentimos na pele a situação e reagimos a ela, eu vivo no ministério publico, apareceu algo errado? Estou eu lá pedindo justiça, é a unica forma que temos de nos proteger da nossa sociedade preconceituosa, e fazer vencer o preconceito, nem que seja pela força da lei, os ignorantes só aprendem quando doe no bolso, pelas multas impostas através da lei!
    Parabéns Tuigue, siga em frente! :D

    ResponderExcluir
  6. Tuigue........olha a chatinha da Kekel aqui hehehe

    Estou esperando teu e-mail no meu para combinarmos a entrevista...beijuuuuuuuuuuuuuuu

    kekelfloripa@hotmail.com

    hehehe....eu chatinha mandando beijoooooooo

    PS. Acho que deixei meu e-mail em outro blog teu :)

    ResponderExcluir
  7. Quero agradecer pelas palavras, pela força e o carinho de todos vocês que acompanham essa maluca!!! Obrigada por tudo!!! ;)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Volte sempre!