sábado, 20 de junho de 2015

Peculiaridades e Deficiências!



Pra começo de conversa a deficiência sempre nos trás os prós e os contras e temos que aceitar como a gente é, isso realmente é um fato importante até mesmo para a aceitação da deficiência e também como ela se apresenta em nosso corpo. ! E cada um tem sua peculiaridade, seu jeitinho peculiar de ser, como o próprio nome já diz ter uma qualidade ou condição do que é peculiar; característica de alguém ou de algo que se distingue por traços particulares; originalidade, singularidade, particularidade. E nós deficientes quase sempre ganhamos nessa estância. Bom, talvez minha peculiaridade mesmo sentada nessa cadeira de rodas seja o fato de conseguir levantar um pouco a perna direita, já que tenho alguns movimentos guardados.





Felizmente por esse mundo afora existem muitos cadeirantes e cada um tem sua singularidade particular, tenho amigos por exemplo que mesmo muitos anos de cadeira não perderam a musculatura das pernas, (as pernas continuam grossinhas, iguais como quando andantes) Outras as pernas são tão fininhas (como as minhas) Alguns não tem nenhum desvio na coluna, ou em outra parte do corpo, sentados em uma cadeira normal passariam por andantes normalmente. Outros não precisam usar sondas ou remédios pra controlar o xixi, a esfíncter também foi preservada. Ainda existe os deficientes que não têm espasmos, já outros sofrem muito com os mesmos. 
   
E agora vamos aplaudir os sortudos que tem sua sensibilidade total preservada, pois é, isso é uma coisa que eu gostaria de ter ganho, porém como nem tudo são flores nessa vida de cadeirante, fiquei com cinquenta por cento da sensibilidade. Sentir é uma coisa muito importante para nós, cadeirantes e deficientes em geral, até me arriscaria escrever que não sentir é um fator sufocante, causa estranheza e perturbações nessa vida de lesada. Como já escrevi um dia a pior coisa é não sentir a vida e tudo o que acontece ao seu redor, aproveite o sol que queima a sua pele, o vento que sopra seus cabelos, até mesmo os pés gelados em um dia frio. 

Nesses pequenos exemplos vimos como uma deficiência pode ser diferente da outra, uma lesão pode afetar bastante em uma pessoa, e a mesma lesão pode surgir diferente em outra pessoa. Cada ser humano é cada ser humano, e nosso corpo pode ter reações diversas em uma única lesão. O importante nisso tudo é que apesar da nossa deficiência somos pessoas como qualquer uma, e isso vem mudando constantemente, as pessoas estão mais receptivas quanto a isso. Claro que as perguntas de sempre, surgirão, entretanto a informação é o melhor caminho para o "pré - conceito" Então peculiaridades faz parte do nosso cotidiano e ser um pouco diferente das outras pessoas pode ser mais legal do que pareça. Pense por um lado mais positivo e otimista, porém: A diferença é a primeira coisa que nos atrai.

Beijo grande! 

2 comentários:

  1. Então Tuigue posso me considerar um sortudo! rs...
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que legal Roberto! Sensibilidade é tudo em uma vida sentada... rsrsrrs Volte mais vezes aqui! Bjos!

      Excluir

Obrigada pela visita. Volte sempre!