quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Ser especial?

Desde que me entendo por gente sempre ouvi esta palavra:  especial.  Não entendia muito bem o significado que tal palavra possuía. Depois de algum tempo fui percebendo que a mesma palavra vinha aderente a tudo que se relacionava a pessoas com alguma deficiência, seja ela auditiva, física.  Com o passar do tempo tirei as minhas próprias conclusões diante dessa expressão  que sempre teima me empurrar.

 O que é ser especial pra você? Você pode ser especial por suas aptidões e competências no trabalho.  Pode ser especial pela sua personalidade ou então por ter uma risada diferenciada.  Pode ser especial por ter bom gosto ao se vestir, pode ser especial por suas fotografias serem geniais. Pode ser especial por seus textos terem algo a mais. Pode ser especial por uma infinidade de coisas. Só não admito por uma situação, no meu caso, a cadeira de rodas venha acompanhada  por palavras como: especial; doente; incapaz . Essas expressões são sedimentadas no cotidiano de pessoas deficientes.

Algumas pessoas gostam de chamar atenção. Elas pensam que são bem mais importantes que as outras - mais valiosas. É verdade que todo mundo possui seu valor como individuo.  Onde está nossa especialidade então? Eu, você e todo o mundo queremos ser notados, diferenciados sim, no entanto não por alguma deficiência. Não quero ser parabenizada por desmontar uma cadeira de rodas sozinha, nem por atravessar uma avenida movimentada. Quero me sentir um pouco normal mesmo tocando minhas rodas. Quero ser especial por algo que eu faço de verdade, seja no trabalho – ou na vida pessoal. Sejamos coerentes, adaptar-se é preciso em um mundo cada vez mais louco e inacessível.

Ser especial é a capacidade que temos de sermos pessoas únicas, que pensamos de maneira diferente do nosso vizinho. De conhecermos pessoas que influenciam o nosso modo de agir e reagir diante das adversidades da vida. Ser especial é conquistar outra pessoa mesmo possuindo vários defeitos e ela nos amar da mesma maneira. Ser especial é ter a capacidade de ser frágil e forte ao mesmo tempo. Ser especial é poder perdoar o outro. Ser especial é admirar outra pessoa por sua postura diante da vida.


Cada pessoa é especial por possuir sua própria visão para todas as coisas que existem ao seu redor. Especial é ser singular diante da multidão que caminha no giro do mundo. 


Texto publicado originalmente no jornal: A Novidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Volte sempre!