segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Ginástica Inclusiva...




Olham a máteria que eu li na revista "Sentidos", e achei super interessante, por isso decidi dividir com vocês, pois perder uns quilinhos sempre é recomendável, e exercícios faz bem pra mente e para o corpo!!!!

Qualidade de vida e boa forma para todos! Essa é a proposta da “Moving Chair”, primeira aula feita especialmente para as pessoas com mobilidade reduzida. Criada pelo professor de educação física e tae kwon do Cleuton Nunes, de 30 anos, a aula foi apresentada pela primeira vez na 20ª Fitness Brasil, realizada em maio na cidade de Santos, São Paulo.
Após sofrer um acidente de moto em que perdeu as duas pernas, Cleuton Nunes, passou a vivenciar uma nova realidade em que a atividade física não fazia parte dela e resolveu mudar essa situação. “Percebi que os cadeirantes ativos  necessitavam  de melhor condicionamento físico em seu cotidiano, tornando os obstáculos fáceis, inspirando a uma atividade física que não viesse apenas do esporte e que pudesse fazer parte dos movimentos de inclusão”, relata. Foi assim que nasceu a aula que integra todos. O nome “ Moving Chair”, que numa tradução livre  seria “Cadeira móvel”, tem tudo para fazer sucesso, junto com os benefícios que ela proporciona. Muito dinâmica, a aula mescla movimentos do boxe com pilates, trabalhando principalmente os membros superiores. Realizada com músicas empolgantes e acessórios como cordas e elásticos, ela trabalha o corpo, a força e o equilíbrio, permitindo mais controle do tronco sobre a cadeira, o que facilita na locomoção e nas tarefas funcionais do dia-a-dia. A atividade é praticada  em grupo e isso proporciona  o beneficio da integração social, o aumento da auto estima, a qualidade de vida e bem-estar. Para quem não possui deficiência, os exercícios melhoram a postura, o condicionamento físico e o fortalecimento cervical.
Paulo Oliveira, ferramenteiro, 29 anos, que participou da elaboração dos exercícios ao lado do professor, e há dois meses pratica esse esporte, ganhou maior controle de tronco para as transferências da cadeira de rodas para cama e carro. "Outro benefício é o trabalho da musculatura que é percebido nos primeiros treinos", relata Oliveira.
Acessos aos locais
A acessibilidade requer mais que vagas em estacionamentos e ruas adaptadas, ela tem que permitir que a pessoa com deficiência vá para qualquer lugar e possa fazer o que quiser a hora que quiser. Mas, hoje, poucas academias têm instalações, equipamentos e professores treinados para que possam receber pessoas com deficiência.
A academia Companhia Athletica, em São Paulo, possui equipamentos que se ajustam à pessoa com deficiência. Além disso, os treinos são acompanhados e focados nas necessidades individuais de cada um. Segundo o gerente técnico de musculação e especialista em fitness, Wilmar Villas, a importância de um treino adaptado é melhorar a aptidão física para as atividades diárias, aumentando a qualidade dos movimentos, assim como o bem-estar. "A personalização do treinamento é importante devido às características do tipo físico, desequilíbrios e assimetrias musculares", explica Villas. Iniciativas como esta precisam ser seguidas em mais academias pelo país.
A aula criada pelo professor de educação física, por enquanto, só é apreciada pelos pacientes do instituto Lucy Montoro, mas já existem projetos de levar para academias interessadas e até a produção de um vídeo para que o cadeirante treine em casa.

Serviços:
Instituto Lucy Montoro
(11) 3663-3566

Cleuton Nunes
Academia  Companhia Athletica

Espero que gostem!!!!! 
Beijos Muletantes!!!! =]

Fonte: Revista Sentidos

3 comentários:

  1. Oi Lindona!!Sabe aqui na minha cidade tenho uma amiga formada em ed fisica que dá aulas sentada,tanto pra deficentes,quanto para terceira idade,achei o máximo.Devagar a gente está indo...bjs

    ResponderExcluir
  2. Que legal Aldrey!!! Bjos!!

    ResponderExcluir
  3. gostei muito de saber sobre esse exercício.......nada como manter o corpo ativo,faz bem a cabeça e ao coração...
    tomara que cada vez mais pessoas possam ter acesso a esses exercícios.Neijokas Tuigue(acho seu nome incrivel e cheio de charme)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Volte sempre!