terça-feira, 21 de setembro de 2010

Turismo para todos!!!! (Em busca da acessibilidade.)



Em três anos, Santa Catarina quer se tornar referência em turismo acessível. A meta faz parte de um projeto da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte que pretende transformar Camboriú e Garopaba em destino turístico para pessoas com necessidades especiais.

O Estado começa, hoje, uma luta para tornar o turismo acessível para pessoas com necessidades especiais.

Um projeto pretende tornar Santa Catarina referência e destino turístico no que diz respeito a um público que sofre limitações físicas e tem vontade de conhecer novos lugares.

O primeiro passo é o mapeamento e o diagnóstico da acessibilidade de cada cidade. Em Camboriú, a etapa inicia hoje, Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, enquanto que em Garopaba as atividades começam no dia 2.

A estimativa é que a primeira fase esteja concluída em até dois meses. O estudo vai apontar quais melhorias, estratégias e modificações necessárias, e também fornecerá uma estimativa de custo de cada item. A partir daí, serão definidos com as prefeituras os pontos prioritários que serão encaminhados para a arrecadação de recursos em 2011.

Garopaba vai privilegiar o segmento sol e mar. Camboriú, o turismo rural. De acordo com a gerente de Políticas de Turismo da secretaria, Elisa Wypes Sant’Ana de Liz, paralelamente vão ser feitos levantamentos do número de pessoas que possuem necessidades especiais ou problemas de mobilidade nas duas cidades.

– Temos que tornar os destinos acessíveis. É o primeiro passo que Santa Catarina dá num projeto de gestão responsável na acessibilidade. Automaticamente, outras demandas surgirão a partir disso – destaca Elisa.

O estudo avaliará itens como edificações de uso público ou coletivo, ruas, praças, parques e pontos turísticos. Também serão analisados o transporte coletivo e os serviços como rede hoteleira, restaurantes e lojas.

Quase 25 milhões de pessoas com necessidades especiais

O último Censo de IBGE (2000) aponta que 14,48% da população brasileira possui algum tipo de necessidade especial. São quase 25 milhões de pessoas que apresentam alguma deficiência mental, física, auditiva, visual ou motora. Em Santa Catarina, a percentagem é de 14,21%, o que representa mais de 760 mil habitantes. Para Edison Passafaro, consultor em mobilidade urbana, tecnologia assistiva e inclusão, apesar dos números, a realidade é de exclusão. Ele diz que isso pode mudar se a legislação passar a ser cumprida.

– A inclusão social passa pela econômica. Sem mobilidade, eu não tenho formação e, com isso, não tenho emprego, muito menos renda. Se o governo investir em infraestrutura, eu inverto essa regra do jogo. Vou ter formação, qualificação e, consequentemente, minha própria renda. Isso é inclusão social – enfatiza
.

 Nossa!!! Fiquei super feliz com essa notícia, em passo de formiguinha estamos indo.... Acessibilidade para todos, esse  é o lema, podemos mudar a nossa rua, estado ou quem sabe até nosso país, onde  qualquer pessoa com alguma dificuldade de locomação possa ir e vir!!!!  Estamos conseguindo mudar um pouco essa realidade, e isso é um ponto positivo para a sociedade!!! Ainda mais aqui em Santa Catarina, estamos crescendo a acessibilidade, isso é muito importante!!!!



Ah!!! Mais uma coisa, hoje comemora-se o  Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes, que foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento de nossas reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.
Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos em nossas lutas, e também como forma de divulgar nossas lutas por inclusão social.

Boa semana!!!!
Beijos Muletantes =]

Fonte: Diário Catarinense

4 comentários:

  1. Parabéns pra nós! A luta continua! E parabéns pra Santa Catarina, adorei o projeto!

    ResponderExcluir
  2. Realmente é um orgulho imenso este projeto ser daqui de Santa Catarina. Assisti no Studio Santa Catarina no domingo. Show de bola!

    Tuigue...que linda a tua nova foto do perfil...Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga...apareceu mais um selinho lá no meu blog hehehe e quando penso na lista seu blog vem na minha cabeça. Também né, sou fazona hehehe.

    Amo o que vc escreve, a forma como vê a vida e as lições de superação que divide conosco. Por este motivo teu blog ganha mais um selinho.

    Vc encontra seu selinho no seguinte endereço:

    http://aspalavrasquemedefinem.blogspot.com/2010/09/selinho-do-coracao-para-fora.html

    ResponderExcluir
  4. Rick: O projeto realmente é muito interessante... Bjos!!!

    Kekel: Obrigada amiga!!! Que isso,não dou nenhuma lição não... Vc que é sempre tão bacana!!!! Bjocas!!!! =]

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Volte sempre!