segunda-feira, 8 de outubro de 2018

O CAT - (Cateter Uretral)



Oi gente!

Hoje vou abordar mais um pouco  sobre o CAT (cateterismo intermitente), bom uma coisa que aprendi foi que a gente só ganha em qualidade de vida, liberdade e independência como cadeirante. Pesquisei mais sobre o assunto e descobri que não somos só nós cadeirantes que fazemos o CAT, pessoas andantes com distúrbios na bexiga também podem precisar fazer o cateterismo.

Existem dois tipos de cateter uretral, todas as duas opções são descartáveis e disponíveis no calibre: 08,10,12 e 14. O cateter que a maioria dos cadeirantes utilizam, na verdade é o mais comum. Esse cateter deve-se utilizar xilocaína em gel para a lubrificação. Pode receber esse cateter pelo SUS. Precisa ter em mãos uma receita do seu urologista, indicando o cateter para a utilização e a quantidade usada por mês. É feito um cadastro e todo mês você recebe a quantidade necessária para a realização do cateterismo intermitente.



Cateter Uretral SpeediCath

Outro tipo de cateter uretral é o SpeediCath Compact, foi desenvolvido para a drenagem da bexiga por cateterismo intermitente, sendo seu foco principal a higiene e segurança.

SpeediCath é um cateter uretral diferenciado, lubrificado, assim facilitando o CAT, ele tem uma tecnologia que pode ser utilizado no vaso sanitário por exemplo. Legal, né? O valor do cateter é um pouco salgado comparado com o não lubrificado, mas é uma opção bacana quando tivermos que fazer o cateterismo fora de casa. O SpeediCath oferece uma tecnologia, onde o manuseio proporciona menos infecções urinárias. (Adorei isso) Também podemos adquirir o SpeediCath judicialmente. Fale com seu médico que ele lhe informará mais sobre isso. Espero que tenham gostado do post e nunca se esqueçam:

Lavar bem as mãos é muito importante quando ao uso de qualquer cateter. 


Para mais informações sobre o SpeediCath clique aqui.

Beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Volte sempre!