quarta-feira, 3 de outubro de 2018

O Cat





Oi gente!!!

Quem me conhece um pouco e acompanha o blog sabe que eu tenho bexiga neurogênica pela minha deficiência que se refere à disfunção da bexiga devido a doença do sistema nervoso central ou nervos periféricos envolvidos no controle da micção.  A bexiga neurogênica pode ser hipoativa (incapaz de se contrair, não esvaziando adequadamente) ou hiperativa (esvaziando por reflexos incontroláveis)

A minha incontinência sempre foi leve até uns meses atrás. Eu sabia que um dia ela iria mudar e eu teria que usar sonda. Na verdade, na época  procurei matérias na internet e não achei nada de muito informativo. Tive medo de não conseguir fazer o Cat (cateterismo intermitente) sozinha. Consultei alguns urologistas, foram três até chegar o diagnóstico que eu tanto temia: Sim! Eu teria que fazer o CAT. 

Ainda há muita desinformação quanto ao esvaziamento correto, principalmente para as mulheres cadeirantes. No youtube achei alguns vídeos explicando como fazer, mas mesmo assim sempre há uma resistência da nossa parte, dúvidas, medo, insegurança tudo junto e misturado com uma coisa tão simples que é fazer xixi.  Pensei que seria difícil e no começo, e foi – não posso negar. Lembro que algumas vezes demorava mais de 20 minutos até conseguir, ainda bem que tudo muda na vida. (risos) Pedi ajuda para algumas amigas cadeirantes, perguntando para elas como foi e como elas fazem. Isso me ajudou muito e cada uma falava uma dica que fui guardando.  Mas com o tempo a gente acostuma e é tão fácil e automático que você nem lembra como fazer xixi de outro jeito. (risos)

Comecei fazer cinco vezes por dia, hoje já posso fazer três vezes ao dia. A cada sondagem você tem que medir, assim monitorando o quanto de xixi está saindo, o máximo que podemos retirar é de 400 ml. Também procurei dicas para ajudar: 
 - Evitar alimentos como:café, chocolate, refrigerante, suco de laranja, e alimentos picantes que irritam a bexiga. Mas de vez em quando a gente foge da dieta, não é mesmo?
-Consumir alimentos que ajudam como prevenção da infecção urinária como: abacaxi, limão e chá (só o chá preto que não.) 
-Beber água!
-Evitar bebidas alcoólicas
-Manter o peso controlado 
-Cuidar muito da higiene para não adquirir infecção urinária.
-Evitar de ficar tomando antibiótico para que a bactéria da infecção urinária não se fortaleça.
- Não esqueça de ter um acompanhamento com o seu urologista, só ele pode avaliar  o que é melhor para você. 


 Outro fator que eu amei é a liberdade que o CAT  oferece, ainda mais quando se trata de pessoas com mobilidade reduzida que nem sempre existe banheiro adaptado em cada esquina. Bom, agora sou uma cadeirante que também faz o CAT, e essa transição foi uma fase muito importante na minha vida que descobri várias coisas, quem sabe um dia escrevo sobre isso para vocês. Espero que gostem das dicas. Farei mais um post, explicando sobre materiais e sondas disponíveis hoje.

Beijo grande!  (Saudade de escrever aqui)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Volte sempre!